sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

diganaoaobullying  parte 2



“Por causa do bullying, comecei a me auto-mutilar”



A leitora G.V., de 13 anos, mandou sua história sobre bullying para nós. No caso dela, a situação chegou ao extremo. O sofrimento que as agressões causaram era tão grande que ela começou a se mutilar.
“Por causa do bullying, comecei a me auto-mutilar. Eu sofro bullying desde os 6 anos, tudo porque tenho uma marca de nascença no rosto, parecida com uma mancha. Em 2008, tudo ficou mais grave. Eu era nova na escola, e quando chegou próximo ao meu aniversário, eu chamei toda a turma para fazer parte, mas ninguém apareceu. A partir disso, comecei as mutilações, pois não me sentia mais importante para ninguém. Este ano, um aluno que era novo na escola em que eu estudo começou a me zuar, e por causa dele, logo em seguida, a escola toda estava me agredindo. Eles falavam que eu estava suja e tentavam limpar meu rosto, no lugar onde tenho minha mancha. Não tinha coragem de contar para os meus pais, mas tive que conversar com meu pai sobre o assunto. Ele foi até a escola falar do problema, e os meninos que fizeram isso comigo foram transferidos, mas o vazio que eu sinto ficou.”
Nós conversamos com a psicóloga Fabiana Pires, que comentou o depoimento da G. “ É essencial promover a conscientização de pais, professores, alunos e todos os que assistem a esse tipo de prática que tanto mal causam as pessoas. Ensinar o respeito pela diversidade é promover a saúde mental e física de todos.”, contou.
Se você passa por um problema como esse não fique calada. Conte aos seus pais e aos responsáveis no seu colégio e enfrente o problema. Essa é uma das maneiras de fazer as agressões pararem.
Você também sofre com o bullying? Manda a sua história para gente.

Depoimento: Bruna Vieira sofreu bullying, superou e hoje é uma blogueira superfamosa!



A blogueira Bruna Vieira, 17 anos, mandou seu depoimento pra gente. Criadora do Depois dos Quinze, ela conta como sofreu, enfrentou e superou o bullying! Olha só:
(Foto: arquivo pessoal)
“Sempre fui muito tímida. Tinha medo de fazer novas amizades e acho que isso surgiu com as brincadeiras dos colegas de classe. Quando era menor, usava óculos, era estrábica, gordinha e bem desajeitada. Logo surgiram os apelidos de mau gosto. Para me refugiar de tudo isso, comecei a me interessar muito por fotografia, internet e leitura. Eu tinha quase 2 mil fotos no Orkut, vários textos escritos e um blog recém-criado, chamado B-maybe.
No 1º ano do colegial, mudei de escola. No dia do trote, uma garota do 2º ano tirou uma foto minha e colocou no no Orkut, sem autorização. E o pior, com a legenda ‘Sorry caloura, aqui não tem photoshop!’. Isso me deixou muito triste, principalmente porque os outros alunos da escola acharam a ‘brincadeira’ engraçada e comentaram coisas horríveis a meu respeito. Embora eu tenha sentido muita vontade de desistir, resolvi seguir em frente e não deixar que isso abalasse minha felicidade: afinal, eu havia passado em 2º lugar em um dos concursos mais disputados da região.
Todo mundo que comentou aquelas coisas, com o tempo e a convivência, tornaram-se meus colegas e amigos. A própria garota que publicou a foto veio pedir desculpa.
Hoje, três anos depois, percebo o quanto tudo isso mudou minha vida. Com a ajuda da minha mãe, dos meus novos amigos e das minhas leitoras, consegui superar tudo aquilo. Não guardo mágoas, pois foi graças a tudo que aconteceu que me tornei o que sou hoje. Aprendi a dar importância às coisas certas, e a simplesmente não me importar com o que pensam ou dizem a meu respeito (na internet ou fora dela).
Tento passar isso diariamente com meus textos e fazer com que as pessoas enxerguem o mundo de uma maneira diferente, sem bullying ou qualquer outro tipo de preconceito. Com mais amor, blush e abraço apertado!
ps: me formo este ano no colégio. Meu blog mudou de nome (agora é o Depois dos Quinze). Tirei os óculos e uso lentes, emagreci e não sou mais tão tímida. Nada como o tempo =)”
Você também já enfrentou o bullying? Mande sua história pra gente!

“Mesmo com o fim das agressões, eu não consigo superar o trauma”



A leitora M. Y., de 12 anos, mandou seu depoimento pra gente pois estava se sentindo cada vez mais angustiada com os problemas que passou na escola. Mesmo tendo conseguido fazer as agressões pararem, ela continua se sentindo mal.
“Eu sempre sofri bullying, tanto que eu já tive que trocar de escola cinco vezes, mas é na minha escola atual que eu sofri as piores agressões. As pessoas da minha sala me xingam, me ameaçam, fazem montagens com as minhas fotos e espalham mentiras a meu respeito. A situação é tão grave que eles até fizeram um abaixo assinado para provar que eu era a menina mais feia da escola. Tinha problemas em contar para os meus pais, pois me sentia muito constrangida com essa situação. Mas tomei coragem e contei para eles. Eles foram até o meu colégio e contaram toda a situação para a direção. A diretora fez com que as meninas que começaram com as agressões me pedirem desculpa. Mas, mesmo com o fim das agressões, não consigo superar e choro muito.”
Casos como o da M. são uma prova de como as agressões podem a magoar a vítima do bullying, mesmo que parem. “As marcas do bullying ficam impregnadas na pessoa, o que pode atrapalhar a sua formação.  Os adolescentes, nessa idade, estão saindo do mundo familiar para se identificar com outros jovens da mesma idade. Quando eles não encontram esse apoio, podem se sentir marcados ou excluídos.”, disse a psicóloga Elizabeth dos Santos Souza. Para superar, é importante contar com o apoio dos pais, e não ter vergonha de se abrir com os verdadeiros amigos.
Você passa por uma situação dessas? Não fiquei calado. Conte o problema para os seus pais e as autoridades de seu colégio e ajude a acabar com o bullying!



Justin Bieber encontra Casey Heynes, o australiano que revidou o bullying!




Como não é segredo para ninguém, Justin Bieber vive postando em seus tuites frases de “Diga não ao Bullying”, tentando conscientizar os praticantes dessa ação. Há algum tempo, começou a circular na internet um vídeo de um menino australiano que revidou o bullying que sofria. Pois Justin aproveitou a passagem de sua turnê pela Austrália e chamou Casey Heynes, o garoto do vídeo, para ser convidado vip em um de seus shows!
Casey até subiu no palco! No meio do show, JB puxou o assunto com a plateia e então chamou o garoto. “Eu só queria dizer que Casey é uma inspiração, pois ele ensinou que é necessário se defender”, disse o cantor. Esse vídeo mostra todo o encontro dos dois!

Casey  conheceu Justin nos bastidores do show. Ele contou que quando bateu no garoto que o estava ofendendo, não pensou muito sobre o assunto, apenas fez porque cansou de ser humilhado. Justin deu sua opinião também, dizendo que acredita que as pessoas não podem se calar com esse problema, e que elas devem contar para os seus pais o que está acontecendo. “Você nem sempre pode devolver a agressão, mas, às vezes, você precisa”, completou o cantor.Justin abriu o coração dizendo que também sofreu com o bullying no colégio, pois, como se dava bem nos esportes, quase não tinha amigos.
O que você achou da atitude do Justin?



Emily Osment fala sobre bullying: “Não devemos ficar calados”


Ao contrário de muitas celebridades que já afirmaram ter sofrido com o bullying nos seus tempos de colégio, Emily Osment nunca teve que enfrentar esse problema. Mas, recentemente, a atriz e cantora deu seu apoio às pessoas que sofrem com a agressão.
Filha de uma professora, Emily disse que ouvia desde criança as histórias de violência na escola, o que a fez saber lidar com a situação e ficar longe daqueles que agiam dessa maneira.
“Os estudantes se tornam praticantes do bullying pois geralmente tem problemas entre eles. Os agressores não aceitam que as outras pessoas possam ser melhores que eles em algumas coisas. É muito difícil dar um conselho geral para vítimas desse problema, pois cada caso é um caso. O que posso dizer é que não devemos ficar calados frente a situações como essa. A pessoa agredida deve procurar alguém de confiança e contar tudo o que está acontecendo para o problema ser solucionado.”, contou a cantora e atriz em entrevista à Bravo da Polônia.
Sofre com o bullying? Sigo o conselho de Emily e enfrente o problema



Nenhum comentário:

Postar um comentário